CREAS

CREAS
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PRIORIDADE, DESAFIO E, PARCERIAS

Temos como
prioridade o atendimento especializado a indivíduos ou famílias que se encontram em situações de violação dos direitos, apoiando a construção ou reconstrução de projetos pessoais e sociais.
Nosso desafio é interromper o ciclo de violência vivenciado por crianças, mulheres e adolescentes, contribuindo para que as pessoas se tornem protagonistas de suas histórias.

As parcerias com a rede de prestações de serviços é fundamental para a efetivação das ações, por exemplo, parcerias com o Poder Judiciário (ministério público, conselho tutelar, delegacia da mulher) entre outros órgãos.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Discutindo questões

A vulnerabilidade que coloca as pessoas em situação de risco social tem uma dimensão muito além da carência econômica. Outros tipos de carência como desnutrição, condições precárias de habitação e saneamento, subemprego, subconsumo, falta de integração e suporte familiar e baixos níveis educacionais e culturais têm a mesma importância que a econômica.

Neste contexto, é de extrema importância uma parceria moderna, integradora e conseqüente entre o setor público e privado, porque nenhum dos dois resolverá sozinho o desafio. É preciso que os dirigentes, tanto das organizações privadas quanto dos organismos públicos de assistência social, tenham essa visão mais ampla de população carente e entendam a multifatoriedade do risco social.

Uma das opções mais eficazes para atingir esse objetivo é o aumento da escolaridade e da qualidade educacional e cultural para esse segmento da população. Com uma melhor e maior bagagem educacional e cultural as outras carências poderão ser suprimidas. Crianças e adolescentes como foco de atuação é uma alternativa estratégica que deverá trazer resultados positivos e sustentáveis, uma vez que eles serão os protagonistas dessa mudança.
Uma criança ou adolescente, com circunstâncias de vida desfavoráveis, estará exposto a todo tipo de violência, ao uso de drogas, ao crime, além de estar privado de vivências afetivas e culturais, fundamentais para o pleno desenvolvimento biopsicosocial.

4 comentários:

  1. Rosangela!!!! Parabéns pela iniciativa de criar o BLOG para divulgar nosso trabalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, "nosso" trabalho! Penoso a cada dia pela escassa rede de encaminhamentos...mas, trabalhemos com o que é possível!

      Excluir
  2. Resgatar, fortalecer e (re)criar a relação com os espaços e com as pessoas visando a garantia de cidadania. Uma bela e árdua tarefa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Por isso é salutar um espaço para mostrar e receber idéias, críticas e sugestões!

      Excluir

SINASE

No dia 04/04 aconteceu em Florianópolis Evento da Secretaria de Justiça e Cidadania: "Colóquio sobre a Lei n° 12.594 que institui o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo)
Representaram o CREAS a Assistente Social Shirley Terezinha Fraga e a Estagiária de Serviço Social Thais Coan Garcia.
Estamos na batalha para oferecer um serviço atualizado aos cidadãos e cidadãs!

CARTA DE INTENÇÕES PARA O SINASE

1) Realização de capacitação para os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiros Tutelares, operadores do sistema de garantias e gestores dos Programas de Atendimento;
2) Instar o Governo do Estado a, imediatamente, implantar a defesa gratuita dos adolescentes, através da Defensoria Pública;
3) Solicitar à Secretaria de Estado da Assistência Social que assuma sua responsabilidade perante os Municípios, assessorando-os e capacitando-os, visando a implantação da Lei do SINASE;
4) Realizar grupos de estudos regionais e, posteriormente, debater as conclusões em fóruns virtuais e presenciais entre instituições parceiras;
5) Comprometem-se os participantes do Colóquio, em no máximo 90 dias, cada qual iniciar suas discussões na área de atuação, inclusive com a obrigatoriedade de divulgação e apresentação dos resultados conjuntamente;
6) Os representantes dos municípios presentes se comprometem a divulgar e articular a implantação da Lei do SINASE em seus municípios, quais sejam:
Palhoça (Promotor de Justiça Aurélio),
São José (Juíza Ana Cristina),
Biguaçu (Assistente Social representante do CREAS e responsável pelo Programa de M.S.E./L.A.) Shirley Terezinha Fraga),
Barra Velha (Juíza Joana Ribeiro Zimer),
Florianópolis (Promotor de Justiça Marcílio),
Itapema (Assistente Social representante do CREAS) Jaqueline Goline).


ATIVIDADES EXTERNAS

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA IIIª CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
DATA: 18 DE ABRIL
HORA: 14 HORAS
Representantes do CREAS:
*Marcela Soares Pereira, Psicóloga (Integra o Programa de Cuidados aos Idosos e Deficientes).
AS INTERFACES ENTRE A PSIQUIATRIA, O JUDICIÁRIO E SEU CONTEXTO SOCIAL
DATA: 20 DE ABRIL
HORA: 8h ás 18h
Representantes do CREAS:
*Mariana Vidal, Psicóloga (Integra o Programa de Cuidados à Crianças e Adolescentes);
*Marcela Soares Pereira, Psicóloga (Integra o Programa de Cuidados aos Idosos e Deficientes).

Nos dia 17, 18 e 19 de abril acontece em Manaus/AM a REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CNAS

Temas abordados:
- Rede socioassistencial: vínculo SUAS e controle social;
- Retrato do controle social no Brasil: censo SUAS/Conselhos 2012;
- Consolidar o SUAS, valorizando os trabalhadores: construindo estratégias para o debate do nível médio;
- Consolidar o SUAS: financiamento obrigatório.

Link das informações: http://www.mds.gov.br/cnas

Participantes